sexta-feira, 22 de junho de 2018

PUC-SP parabeniza a Profa. Regina Maluf pelo prêmio IAAP

Standard

Professora recebe prêmio internacional na área de Psicologia

Cerimônia de entrega será realizada em junho, no Canadá. 
Publicado originalmente em: http://j.pucsp.br/noticia/professora-recebe-premio-internacional-na-area-de-psicologia
A professora Maria Regina Maluf (Psicologia) foi escolhida pela International Association of Applied Psychology IAAP para receber o Prêmio “2018 IAAP Distinguished Professional Contributions Award”, que reconhece profissionais que tenham feito contribuições significativas para o avanço internacional da prática da Psicologia. A docente receberá a premiação durante a Cerimônia de Abertura do 29º Congresso Internacional de Psicologia Aplicada (ICAP), que será realizado em Montreal (Canadá), de 26 a 30/6. Durante o evento, será apresentada uma descrição de suas contribuições à Psicologia Aplicada e a professora ministrará uma conferência com o tema “Internationalization and training of psychologists: a global perspective”. “Me sinto muito feliz por receber esse reconhecimento e, sobretudo, sou muito grata aos grandes mestres da Psicologia com os quais me deparei no Brasil e fora do país, que me ensinaram ciência e valores humanos; agradeço também aos meus estudantes que se destacaram na busca honesta e dedicada à sua formação e hoje atuam com competência e compromisso social. Penso que esses antigos alunos acreditam, como eu, que oferecer ensino de qualidade e fundamentado em evidências de pesquisa é o que de melhor podem fazer pelas novas gerações. Cabe ressaltar que, para mim, um Prêmio Internacional coloca em evidência a nossa humanidade, que embora compartilhada através de tantas e tão diferentes culturas e condições de vida, nos unifica em direitos e em deveres sem dúvida universais”.
A professora também fez um agradecimento especial às universidades que marcaram sua trajetória profissional. “Esse reconhecimento me leva também a renovar o compromisso que sempre tive com as duas grandes instituições brasileiras nas quais trabalhei e ainda atuo: a USP e a PUC-SP. Ambas são entidades de formação e de trabalho dedicadas a produzir bem-estar para a população brasileira. Por meio delas encontrei colegas docentes e pesquisadores aos quais igualmente agradeço por terem dividido comigo seu conhecimento científico e seus valores humanos”, acrescentou.

A IAAP e o prêmio Distinguished Professional Contributions Award
A International Association of Applied Psychology é a mais antiga associação internacional de psicólogos, fundada em 1920. Atualmente, ela conta com cerca de 1.500 membros de mais de 80 países. Em 1982, a associação criou o prêmio Distinguished Professional Contributions Award para reconhecer contribuições significativas para o avanço internacional da prática da Psicologia. A premiação é concedida a candidatos indicados por seus colegas por terem feito contribuições no campo da Psicologia Aplicada em mais de um país.

Sobre a professora
A professora Maria Regina Maluf é formada em Psicologia pela Universidade Católica de Louvain e em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Começou a trabalhar como docente e pesquisadora na PUC-SP em 1973, a convite do professor Joel Martins, logo após a conclusão de seu doutorado em Psicologia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Foi professora visitante na University of California, Los Angeles (UCLA/ USA) e no Institut National de la Recherche Scientifique (INRP) in Paris (France). Maria Regina Maluf é também professora aposentada da Universidade de São Paulo. 
Seus principais temas de pesquisa são: a formação do psicólogo para o trabalho em educação; a alfabetização; o desenvolvimento sociocognitivo nos primeiros anos de vida. É líder do Grupo de Pesquisa inscrito no Diretório de Pesquisa do CNPq como “ Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico”. Maria Regina Maluf é membro eleito e vice-presidente da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira n. 28). Desde 2002, é membro da diretoria da IAAP. A docente participa ativamente de atividades promovidas pela International Union of Psychological Societies IUPsyS e, atualmente, também colabora com a Comissão Brasileira que está preparando o Congresso Internacional de Psicologia, da IUPsyS, que se realizará no Rio de Janeiro em 2024.
Foi presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia, SIP (2011-2013). A professora é colaboradora ativa na FIAP por meio dos Congressos Ibero-americanos de Psicologia. No Brasil, colaborou ativamente e foi membro da diretoria da ANPED e da ANPEPP. É membro da SBP. Desde o início de sua carreira, trabalhou como professora e pesquisadora no campo da Psicologia da Educação e do Desenvolvimento. Tem grande interesse e comprometimento com a internacionalização do conhecimento em Psicologia e participa ativamente, como convidada, de simpósios e colóquios sobre o tema, em diferentes países. 
Colabora como parecerista de periódicos científicos em português, espanhol, francês, inglês e na avaliação de projetos de pesquisa dentro e fora do país.Tem mais de 70 artigos publicados, 40 livros/capítulos de livros; orientou 45 teses de doutorado.

0 comentários:

Postar um comentário