Livros e Capítulos

Standard

Livros publicados/organizados ou edições


MALUF, M. R.; SANTOS, M. J. (Org.). Ensinar a Ler: das primeiras letras à leitura fluente. 1. ed. Curitiba: CRV, 2017. v. 1. 146p .

MALUF, M. R. (Org.) ; CARDOSO-MARTINS, C. (Org.) . Alfabetização no século XXI. Como se aprende a ler e a escrever. 1. ed. Porto Alegre: PENSO, 2013. v. 1. 183p .

MALUF, Maria Regina (Org.) ; MARTINS, Claudia Cardoso (Org.) . eBook_Alfabetização no Século XXI. Como se aprende a ler e a escrever. 1. ed. Porto Alegre: Artmed/Grupo PENSO, 2013. v. 1. 183p .

GUIMARAES, S. R. K. (Org.) ; MALUF, M. R. (Org.) . Aprendizagem da linguagem escrita. Contribuições da pesquisa. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2010. v. 1. 359p .

SPERB, Tania Mara (Org.) ; MALUF, M. R. (Org.) . Desenvolvimento sociocognitivo. Estudos brasileiros sobre "teoria da mente". 1. ed. São Paulo: Vetor, 2008. v. 1. 251p .

MALUF, M. R. (Org.) ; GUIMARAES, S. R. K. (Org.) . Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2008. v. 1. 322p .

MALUF, M. R. (Org.) . Psicologia Educacional. Questões contemporâneas. 1a. ed. São Paulo: Casa do Psicologo, 2004. v. 01. 219p .

MALUF, M. R. (Org.) . Metalinguagem e aquisição da escrita. Contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. 1a.. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda, 2003. v. 01. 218p .

MALUFE, J. R. (Org.) ; MALUF, M. R. (Org.) . Estudos de motivação humana 1. Consciência, comportamento e personalidade. 1. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1982. v. 1. 120p .


Capítulos de livros publicados

Di Agustini, S.F., Burmester, W.E., & Maluf, M.R. Contribuições das ciências cognitivas para a alfabetização. In.: Antonio carlos Ronca e Laurinda Ramalho de Almeida (Org.). Relatos de pesquisa em Psicologia da Educação, Vol 7, 1 Ed., Campinas, SP: Pontes Editores, 2022. ISBN: 978-65-5637-566-3.

CRUCES, Alacir Villa Valle ; MALUF, M. R. . Psicólogos recém-formados: Oportunidades de trabalho e atuação na área educacional. In: Herculano Ricardo Campos. (Org.). Formação em Psicologia Escolar: Realidade e Perspectivas. 2aed.Campinas: Alínea, 2017, v. , p. 163-210.

MALUF, M. R.. Todos podem aprender a ler: crianças em risco por pobreza. In: Maria Regina Maluf & Maria José dos Santos. (Org.). Ensinar a Ler: das primeiras letras à leitura fluente. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 105-116.





MALUF, M. R. . eBook_Psychology education and training inLatin America: an overview. In: Rainer K. Silbereisen;Pierre L.-J. Ritchie; Janak Pandey. (Org.). eBook Psychology Education and Training. A Global Perspective. 1ed.New York: Psychology Press, 2014, v. 1, p. 242-252.

MALUF, Maria Regina . Psychology education and training in Latin America: an overview. In: Rainer K Silbereisen; Pierre L.-J. Ritchie; Janak Pandey. (Org.). Psychology Education and Training. A global perspective. 1ed.New York: Psychology Press, 2014, v. 1, p. 242-252.


MALUF, Maria Regina . Psicologia Escolar: reafirmando uma nova formação e atuação profissional. In: Oswando H. Yamamoto;Valdiney Velôso Gouveia. (Org.). Construindo a Psicologia Brasileira. Desafios da ciência e prática psicológica. 3aed.São Paulo: Casapsi Livraria e Editora, 2013, v. , p. 121-138.

CARVALHO, L. M. M. ; MALUF, M. R. . Consciência Fonológica e sucesso na alfabetização. In: IBIAPINA, I. M. L. de M.; LIMA, M. da G. S. B.; CARVALHO, M. V. C.de. (Orgs.). (Org.). Pesquisa em Educação: múltiplos referenciais e suas práticas. 1ed.Teresina: EDUFPI, 2012, v. 1, p. 373-383.



MALUF, M. R. . O psicólogo escolar e a educação: Uma prática em questão. In: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. (Org.). Psicologia Escolar e Educacional. Saúde e qualidade de vida.. 4ed.Campinas: Alínea, 2011, v. , p. 53-66.

MALUF, M. R. . Do conhecimento implícito à consciência metalinguística indispensável na alfabetização. In: Sandra Regina Kirchner Guimarães. (Org.). Aprendizagem da linguagem escrita. Contribuições da pesquisa. 1ed.São Paulo: Vetor, 2010, v. 1, p. 17-32.

DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva ; MALUF, M. R. . Teoria da mente e linguagem: Importância e contribuições dos estudos de intervenção. In: Marisa Cosenza Rodrigues; Tania Mara Sperb. (Org.). Contextos de desenvolvimento da linguagem. 1ed.São Paulo: Vetor, 2010, v. 1, p. 137-157.

ADAIR, J. ; Kashima, Y ; MALUF, M. R. ; PANDEY, J. . Beyond Indigenization: International Dissemination of Research by Majority-World Psychologists. In: Aikaterini Gari; Kostas Mylonas. (Org.). Quod erat demonstrandum: from Herodotus ethnographic journeys to cross-cultural research. 1ed.Athens: Pedio publishing, 2009, v. 1, p. 59-68.

DOMINGUES, S. ; MALUF, M. R. . Compreendendo estados mentais: procedimentos de pesquisa a partir da tarefa original de crença falsa. In: Tania Mara Sperb; Maria Regina Maluf. (Org.). Desenvolvimento sociocognitivo: Estudos brasileiros sobre teoria da mente. 1ed.São Paulo: Vetor, 2008, v. 1, p. 11-32.

DELEAU, M. ; MALUF, M. R. ; PANCIERA, Sara Del Prete . O papel da linguagem no desenvolvimento de uma teoria da mente: como e quando as crianças se tornam capazes de representações de estados mentais. In: Tania Mara Sperb; Maria Regina Maluf. (Org.). Desenvolvimento sociocognitivo: estudos brasileiros sobre teoria da mente. 1ed.São Paulo: Vetor, 2008, v. 1, p. 93-130.

PANCIERA, Sara Del Prete ; VALERIO, Anegreice ; MALUF, M. R. ; DELEAU, M. . Pragmática da linguagem e desenvolvimento da teoria da mente: estudos com pré-escolares. In: Tania Mara Sperb; Maria Regina Maluf. (Org.). Desenvolvimento sociocognitivo: estudos brasileiros sobre teoria da mente. 1ed.São Paulo: Vetor, 2008, v. 1, p. 191-212.

MALUF, M. R. ; GOMBERT, J. E. . Habilidades implícitas e controle cognitivo na aprendizagem da linguagem escrita. In: MALUF, M.A; GUIMARÃES, S.R.K.. (Org.). Desenvolvimento da Linguagem oral e escrita. 1ed.Curitiba: UFPR, 2008, v. 1, p. 123-135.

SANTOS, Maria José dos ; ZANELLA, Maura Spada ; MALUF, M. R. . Aprendizagem de regras ortográficas:contribuições da pesquisa. In: MALUF, M.A; GUIMARÃES, S.R.K.. (Org.). Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita. 1ed.Curitiba: UFPR, 2008, v. 1, p. 253-266.

MALUF, M. R. . Psicologia Escolar: reafirmando uma nova atuação e formação profissional. In: Oswaldo H. Yamamoto; Valdiney V. Gouveia. (Org.). Construindo a Psicologia Brasileira: Desafios da ciência e prática psicológica. 2ed.São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda, 2008, v. , p. 121-138.

CRUCES, Alacir Villa Valle ; MALUF, M. R. . Psicólogos recém-formados: oportunidades de trabalho e atuação na área educacional. In: Herculano Ricardo Campos. (Org.). Formação em Psicologia Escolar - realidades e perspectivas. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2007, v. 1, p. 163-210.

DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva ; VALERIO, Anegreice ; PANCIERA, Sara Del Prete ; MALUF, M. R. . Tarefas de Crença Falsa na Avaliação de Atribuição de Estados Mentais de Crença. In: Patrícia Waltz Schelini. (Org.). Alguns Domínios da Avaliação Psicologógica. 1ed.Campinas: Editora Alínea, 2007, v. 1, p. 141-162.

MALUF, M. R. . O psicólogo escolar e a alfabetização. In: Albertina Mitjáns Martinez. (Org.). Psicologia Escolar e Compromisso Social. 2aed.Campinas: Alínea Editora, 2007, v. , p. 67-92.

MALUF, M. R. . O psicólogo escolar e a alfabetização. In: Albertina Mitjáns Martínez. (Org.). Psicologia escolar e compromisso social. 1aed.Campinas: Alínea Editora, 2005, v. , p. 67-92.

MALUF, M. R. ; MANER-IDRISSI, G. L. ; BARBU, S. . A construção da identidade sexuada durante os primeiros anos de vida. In: Maria Regina Maluf. (Org.). Psicologia Educacional. Questões contemporâneas. 1aed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, v. , p. 13-52.

MALUF, M. R. ; DELEAU, M. ; PANCIERA, Sara Del Prete ; VALERIO, Anegreice ; DOMINGUES, Simone Ferreira da Silva . A teoria da mente: mais um passo na compreensão da mente das crianças. In: Maria Regina Maluf. (Org.). Psicologia Educacional.Questões Contemporâneas. 1aed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, v. , p. 53-90.

MALUF, M. R. ; SANTOS, Maria José dos . Consciência fonológica e linguagem escrita: efeitos de um programa de intervenção. In: Maria Regina Maluf. (Org.). Psicologia Educacional. Quetões Contemporâneas. 1aed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, v. , p. 91-104.

MALUF, M. R. ; FRANCISCATO, I. . Tutoria: resgatando uma antiga estratégia para aprender na escola. In: Maria Regina Maluf. (Org.). Psicologia Educacional. Questões Contemporâneas. 1aed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004, v. , p. 123-162.

MALUF, M. R. . O psicólogo escolar e a educação: uma prática em questão. In: Zilda Aparecida Pereira Del Prette. (Org.). Psicologia Escolar e Educacional: saúde e qualidade de vida. 2aed.Campinas: Alínea, 2003, v. , p. 59-71.

MALUF, M. R. ; CRUCES, Alacir Villa Valle ; SALAZAR, R. ; LINARD, V. . Os procedimentos para autorização e reconhecimento de cursos de graduação em Psicologia no Brasil. In: Julio Villegas; Juan Toro; Pablo Marassi. (Org.). Los procesos para la acreditación del pregrado en Psicología en paises del continente americano. 1ed.Santiago do Chile: Sociedad Interamericana de Psicología, 2003, v. III, p. 59-84.

MALUF, M. R. . Psicologia Escolar: reafirmando uma nova atuação e formação profissional. In: Oswaldo H. Yamamoto; Valdiney V. Gouveia. (Org.). Construindo a Psicologia Brasileira: desafios da ciência e prática psicológica. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora Ltda, 2003, v. , p. 121-138.

MALUF, M. R. . Psicologia escolar: novos olhares e o desafio das práticas. In: S. F. C. de Almeida. (Org.). Psicologia Escolar: ética e competências na formação e atuação profissional. 1aed.Campinas: Alinea, 2003, v. , p. 135-146.

ESTACIO, G. A. G. ; MALUF, M. R. . O professor de 3a. e 4a. séries do ensino fundamental como mediador entre o aluno e a leitura: estudo realizado no município de Porto Velho. In: Marilene Proença; Miguel Nenevé. (Org.). Psicologia e Educação na Amazônia: pesquisa e realidade brasileira. 1aed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002, v. , p. 77-101.

MALUF, M. R. . Problemas centrais na formação do psicólogo brasileiro. In: Juan P. Toro, Julio F. Villegas. (Org.). Problemas centrales para la formación académica y el entrenamiento profesional del psicólogo en las Américas. 1ed.Buenos Aires: JVE Ediciones, 2001, v. 1, p. 139-169.

MALUF, M. R. . La Psicologia en el Brasil. In: Modesto Alonso; Alice Eagly. (Org.). Psicologia en las Américas. Venezuela: Litopar, 1999, v. , p. 67-85.

MALUF, M. R. . Psicólogo Brasileiro: Formação, Problemas e Perspectivas. In: Bomfim, Elizabeth de Melo. (Org.). Formações em Psicologia: Pós-Graduação e Graduação. 01ed.Belo Horizonte, Minas Gerais: ANPEPP/UFMG, 1996, v. 01, p. 71-86.

MALUF, M. R. . Formação e Atuação do Psicólogo Na Educação: Dinâmica de Transformação. In: Conselho Federal de Psicologia. (Org.). Psicólogo brasileiro: práticas emergentes e formas de atuação. 1ed.São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994, v. , p. 157-200.

MALUF, M. R. . A concepção relacional da motivação humana segundo Joseph Nuttin. In: Miguel de la Puente. (Org.). Tendências contemporâneas em psicologia da motivação. 1ed.São Paulo: Cortez Editora, 1982, v. , p. 97-126.

0 comentários:

Postar um comentário