Grupo de Pesquisa EIDEP

Standard




Qual a melhor forma de ensinar a ler e escrever?

Como as crianças chegam a compreender os sentimentos e pensamentos das outras pessoas?

Essas são algumas das perguntas que inspiram o Grupo de Pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico (EIDEP). O Grupo de Pesquisa, cadastrado no diretório de pesquisas do CNPq, está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo           

O grupo é coordenado pela Dra. Maria Regina Maluf e comporta duas grandes linhas de investigação: Aquisição inicial da linguagem escrita e habilidades metalinguísticas; Compreensão social em crianças da educação infantil, com ênfase no desenvolvimento da teoria da mente.

1) Aquisição inicial da linguagem escrita e habilidades metalinguísticas


Ler e escrever são habilidades que se complementam em sistemas de escrita alfabética, no caso, o português do Brasil. Nesta linha são reunidos os estudos com base na Psicologia Cognitiva da Leitura que se constituiu, sobretudo nos últimos 30 anos, fundamentada nas evidências empíricas das pesquisas em Psicologia e no conhecimento proveniente das Neurociências. As Pesquisas dessa linha testam hipóteses sobre ensino e aprendizagem da linguagem escrita, com ênfase em estudos de intervenção realizados com: crianças da educação infantil em idade de sensibilização à leitura; crianças que não aprenderam a ler embora tenham frequentado a escola por 2 anos ou mais; ensino do sistema alfabético a adultos não escolarizados ou semi escolarizados.


2) Compreensão social em crianças da educação infantil, com ênfase no desenvolvimento da teoria da mente


Nos últimos 30 anos a psicologia avançou na explicação das relações entre compreensão social e linguagem. Nesta linha de pesquisa tem-se como objetivo investigar como se desenvolve a habilidade de atribuição de estados mentais sob influência da linguagem, considerando escola e família. A habilidade de atribuir estados mentais a si próprio e ao outro - como desejos, intenções e crenças - tem sido denominada “teoria da mente” e se desenvolve na criança entre os 3 e 6 anos. As pesquisas de intervenção e as longitudinais são enfatizadas no grupo, por serem vistas como apropriadas para gerar resultados aplicáveis às praticas de educação infantil na faixa dos 2 aos 6 anos.


Coordenadora: Profa. Dra. Maria Regina Maluf

CV: http://lattes.cnpq.br/5305774332490934


Minhas atividades como coordenadora deste Grupo de Pesquisa são enormemente estimulantes e me trazem aquele tipo de satisfação que nasce do trabalho motivado, tanto pelas oportunidades de contato com pares e com estudantes interessados pela pesquisa, quanto pela natureza da psicologia que gera subsídios para a educação. Para mim é muito bom avançar no entendimento da criança, com ênfase na aprendizagem e no desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Nossas duas vertentes de estudo são: como a criança conhece as outras pessoas e se relaciona positivamente com elas, e, como ela aprende a ler e a escrever, para melhor ocupar seu lugar na sociedade. Em termos teóricos estudamos as relações sociais (teoria da mente) e a alfabetização (a ciência da leitura). Ainda em termos teóricos: trabalhamos sobretudo com a cognição e com a linguagem. Nossas pesquisas trazem contribuições para a educação infantil e para o ensino fundamental. Por isso queremos conversar com pais e com professores. Para saber mais visite nosso site, leia o que já publicamos e converse conosco.   Grupo de Pesquisa Escolarização Inicial e Desenvolvimento Psicológico - EIDEP





0 comentários:

Postar um comentário